sexta-feira, 12 de abril de 2013

III Seminário IPDMS - EDs - Regras para elaboração de artigos completos




ESPAÇOS DE DISCUSSÃO

NORMAS PARA TRABALHO COMPLETO 
(Extraídas da Revista Eletrônica Extensão e Sociedade – UFRN - ISSN: 2178-6054)



Os textos poderão ser escritos nas seguintes modalidades:



  1. Artigos inéditos (textos de caráter analítico, resultantes de estudos e revisões críticas sobre temas relacionados à extensão universitária);
  2. Relatos de experiências e opiniões resultantes das atividades de extensão universitária;

A Revista Eletrônica da PROEX-UFRN utilizar-se-á do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), pelo qual se possibilita o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, bem como todos os recursos de gerenciamento editorial disponibilizado pelo sistema.


SEÇÕES DA REVISTA ELETRÔNICA DA PROEX-UFRN

3.1. Artigos Originais

Os artigos deverão ser elaborados conforme as normas estabelecidas (NBR 6022:2003) contendo, no mínimo 12 e no máximo 20 páginas, inclusive a Folha de Rosto, que inclui Título, Resumo, Abstract e Resumen, seguido das dimensões: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências.

Os trabalhos deverão ser digitados em texto corrido, em espaçamento simples, fonte tipo Arial, tamanho 12. A página deverá ser do tamanho A4, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm, contendo necessariamente numeração de página no rodapé. As Figuras e Tabelas deverão estar inseridas no texto.

Esta estrutura e número de páginas são válidos também para os Relatos de Experiência Extensionistas.

3.2. Relatos de Experiência Extensionistas.

Os artigos de Relatos de Experiências representam dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção. Deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos e/ou estratégias de intervenção, apoiados em evidências metodologicamente apropriadas para essa avaliação. Deverão conter, no mínimo 4 e no máximo 20 páginas.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS:

2.1. Idioma

Os originais deverão ser redigidos em português e a critério dos Editores, também poderão ser aceitos em inglês ou espanhol.

2.2. Folhas de Rosto

As Folhas de Rosto não devem ser personalizadas e devem conter os seguintes elementos, nesta ordem:

a. O Título deve ser conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho, não excedendo a 10 palavras. O Título em inglês deverá ser a versão exata do título em português.

b. Resumo – Palavras-Chave: o Resumo de trabalhos a serem submetidos deve ter no máximo 500 palavras. O Resumo deve ser seguido de 3 a 5 Palavras-Chave para fins de indexação do trabalho, que deverão ser separadas por um ponto entre elas. No caso de artigos, o Resumo deve incluir: descrição sumária do problema investigado, características pertinentes da amostra, método utilizado para a coleta de dados, resultados e conclusões, suas implicações ou aplicações. O Resumo de relatos de experiência deve incluir: assunto tratado em uma única frase, seguida do objetivo, tese ou construto sob análise, fontes usadas e conclusões.

c. Resumos em Inglês e Espanhol: os resumos, em inglês e espanhol, devem ser a versão exata do texto do resumo e devem obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguidos da tradução exata das Palavras-Chave.

2.3. Texto do artigo

a. Subdivisões do Texto: em todas as categorias, o texto deve ser estruturado a partir de títulos e subtítulos das partes, alinhados à esquerda, sem numeração. Os títulos deverão ser digitados em negrito e os subtítulos em itálico.

b. Notas de rodapé: não utilizar Notas de Rodapé Bibliográficas. Deverão ser ordenadas por algarismos arábicos que deverão ser sobrescritos no final do texto ao qual se refere cada nota.

c. Figuras: as Figuras, com suas respectivas legendas, deverão estar inseridas no texto. As Figuras deverão estar, preferencialmente, no formato JPG, PNG ou outro formato compacto. Para assegurar qualidade de publicação, todas as figuras deverão ser gravadas com qualidade para exibição na web e uma boa qualidade para impressão.

d. Tabelas: as Tabelas, incluindo título e notas, deverão estar inseridas no texto com as devidas legendas. As Tabelas deverão estar em MSWord ou Excel e cada uma delas não poderá exceder 17 cm de largura x 22 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s).

e. Anexos: Serão aceitos Anexos aos trabalhos quando contiverem informação original importante ou algum destacamento que complemente, ilustre e auxilie a compreensão do trabalho. Recomenda-se utilizar recursos hipermídia para elaboração dos Anexos.
2.4. Normas ABNT

A Revista Eletrônica da PROEX-UFRN conta com um grupo de revisores de normas bibliográficas e adota as seguintes Normas ABNT, que deverão ser observadas pelos autores, na redação e formatação de seus originais:

• NBR 6022:2003 (Artigo);
• NBR 6023:2002 (Referências);
• NBR 6028:2003 (Resumos);
• NBR 10520:2002 (Citações).

2.5. Citações e Referências

Para utilizar de forma adequada os recursos dos editores de texto é importante que além de se adequarem às normas da ABNT, as citações e respectivas referências deverão estar correlacionadas eletronicamente, ou seja, os autores citados no texto deverão ser “hiperlinkados” para as suas respectivas referências, utilizando as ferramentas no MSWord de inserir indicador e inserir hiperlink.
Itens de Verificação para envio do trabalho
Como parte do processo de envio do material, os autores são obrigados a verificar a conformidade do texto com todos os itens listados a seguir:
  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Não sendo o caso, o autor deve apresentar justificativa em texto específico, anexo ao artigo, com título "Comentários ao Editor";
  2. Os arquivos para envio deverão estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 20 MB);
  3. O trabalho deve estar elaborado em texto corrido, em espaçamento simples, fonte tipo Arial, tamanho 12, não excedendo o número de páginas apropriado. A página deverá ser do tamanho A4, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm, contendo necessariamente numeração de página no rodapé, emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos conforme as diretrizes para autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário